•   Curitiba
    (41) 4063-9848   /
      Cascavel
    (45) 4063-9445   /
      Londrina
    (43) 4052-9487
  • comercial@aprtecnologia.com.br

Entenda como o MDF-e ajuda sua empresa a economizar tempo e dinheiro

Se você acompanha as postagens em nosso blog, já deve ter lido sobre o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). Ele é emitido e armazenado eletronicamente e sua função é vincular todos os documentos fiscais referentes às cargas transportadas. Mas você sabia que este documento pode auxiliar sua empresa a reduzir os custos da sua operação e, ainda, agilizar o processo de entrega?

Então, para você entender como aproveitar tudo isso, vamos nos aprofundar nas vantagens da utilização do MDF-e, com destaque para a economia de tempo, especialmente aquele gasto nos postos fiscais de fronteiras ou divisas. Afinal, sem precisar esperar pela fiscalização manual, o trânsito de mercadorias fica muito mais rápido e prático, podendo, inclusive, gerar economia para as empresas.

Vantagens do MDF-e para as empresas de transporte

Em relação à sua versão anterior em papel (Manifesto de Carga modelo 25), o MDF-e possui diversas vantagens. Em primeiro lugar, podemos destacar a extinção da obrigatoriedade do documento impresso. Isso significa que as empresas de transporte não terão mais que armazenar um volume imenso de papéis para apresentar ao fisco quando solicitado.

Uma consequência do fim desta obrigatoriedade é a redução dos gastos com papel, assim como a diminuição dos custos de armazenagem de documentos fiscais. Isso diz respeito não somente ao espaço físico necessário para guardar os documentos, mas também a logística que se faz necessária para sua recuperação.

Imagine um contribuinte que emita 100 manifestos por dia. Ao fim de um mês, ele contará com aproximadamente 2.000 documentos (contando somente os dias úteis), acumulando cerca de 120.000 ao fim de 5 anos (prazo obrigatório para o arquivamento do MDF-e). Passando a emitir os documentos eletronicamente, ele tem a vantagem de contar com o espaço virtual, que é praticamente ilimitado e tem um custo menor do que um ambiente físico.

Junto a esse imenso “armário online”, por ser arquivado eletronicamente, o MDF-e possibilita a otimização dos processos de organização, de guarda e de gerenciamento dos documentos eletrônicos, o que facilita a recuperação e o intercâmbio das informações.

Tempo é dinheiro, como diz o ditado

Com a utilização do MDF-e, os processos de fiscalização de mercadorias em trânsito realizados nos postos fiscais de fronteiras ou divisas são simplificados, o que reduz, significativamente, o tempo de parada dos veículos de cargas.

Vamos pensar numa rodovia movimentada, daquelas que cruzam boa parte do território nacional e geralmente são escolhidas para o transporte de mercadorias. Por elas passam todos os tipos de produtos, com as mais diversas características e necessidades de armazenamento. Alguns caminhões transportam cargas vivas, outros produtos perecíveis e ainda há os dos produtos não perecíveis. Existem os que transportam produtos congelados. Em muitos casos, a única coisa em comum entre eles é a necessidade de chegar ao destino o mais breve possível.

Porém, alguns fatores, como a burocracia na fiscalização, podem atrasar a vida de quem precisa entregar algo rápido. Não é culpa dos postos fiscais, pois seu trabalho é necessário. O fato é que agora, com a utilização do MDF-e, além da agilizar as viagens, pois há a redução do tempo de parada, as transportadoras poderão entregar suas mercadorias em melhores condições.

Caminhões de grãos terão menos perdas, cargas vivas chegarão menos estressadas e produtos congelados gastarão menos energia para manterem-se resfriados. Estas características, então, poderão gerar economia às empresas de transporte e, consequentemente, também gerar um crescimento que reflita em outros setores da sociedade.

Vantagens do MDF-e para a sociedade

Além da vantagem ecológica, por conta da economia de papel, o MDF-e acaba incentivando o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias. Ele padroniza o relacionamento eletrônico entre as empresas e faz surgir mais oportunidades de negócio e vagas de emprego na prestação de serviços ligados ao manifesto.

O MDF-e aumenta também a confiabilidade na fiscalização do transporte de cargas, o que pode ser bem importante para evitar fraudes ou mesmo o contrabando de mercadorias e drogas. Ele ainda ajuda a melhorar os processos de controle fiscal, o que possibilita um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos.

Mas agora nos responda, como anda a emissão e o armazenamento do MDF-e aí na sua empresa de transportes? Para otimizar ainda mais todos os seus processos temos uma dica para você: busque por um software que atenda às necessidade da sua empresa de maneira completa. Aqui na APR Tecnologia, temos o EmiteFácil, uma solução que permite emitir o MDF-e em alguns segundos, de qualquer lugar e qualquer momento. Com ele, você economiza tempo na emissão e garante um lugar seguro para armazenar os documentos com praticidade e rapidez.

Quer saber mais? Então entre em contato com a gente. A nossa equipe está à disposição para tirar apresentar o nosso sistema e tirar todas as suas dúvidas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO